h1

Semanada

junho 6, 2012

Começo com uma matéria que saiu na Forbes faz um tempo, mas como ela é citada muitas vezes vale a pena trazer aqui.

Seu título é 10 Startups que estão mudando o mundo e o que podemos aprender com elas.

Cada um pode tirar uma lição diferente, trouxe aqui as do Ilya Pozin que fez a matéria, adicionado minhas observações e interpretações na tradução:

1 ) Instagram  – Popular aplicativo de compartilhamento de fotos tinha uma comunidade de nada menos que 50 milhões de pessoas. Sem orçamento de marketing o Instragran confiou quase totalmente que a sua comunidade de fãns fanáticos espalhassem pelo mundo, e foi vendido pelo facebook por não menos que um bilhão de dólares.

Lição: Faça uma comunidade, alimente-a e os usuários vão comercializar você.

2)2tor – Parceiro de grandes universidades dos EUA tem a missão de transformar a educação online sem a perda de qualidade. Tornou-se líder no mercado “escola como um serviço”.

Lição: Reforma na indústria é possível, ela apenas precisa de um pensamento criativo.

3) Global Giving – Tem transformado a maneira como as pessoas investem em desenvolvimento mundial. É uma rede em que doadores financiam projetos base em todo o mundo. Conseguiram mais de 65 milhões de dólares e fundaram mais de 5000 projetos.

Lição: A possibilidade de criação de uma rede social que movimente as pessoas em prol das questões sociais.

4) Pinterest – Site que permite o compartilhamento de imagens de modo fácil e rápido através de uma espécie de quadro público com as postagens. Com uma crescente comunidade que compartilha milhares de coleções visuais, Pinterest tem re-inventado a rede social.

Lição: mantenha seu site simples e de fácil uso e os usuários se aglomerarão.

5) Airbnb – Empresa de aluguel de casas e espaços para viagens. Apesar de ter ocorrido um problema grave de relações públicas envolvendo uma casa assaltada e o serviço de clientes, eles reagiram investindo no serviço ao cliente, proteção institucional para o dono da casa e agora está mais popular do que nunca.

Lição – um problema de relações públicas é apenas um problema de relações públicas se for uma exceção.

6) Square – Ferramenta de uso de cartão de crédito em aplicativos móveis.

A empresa confiou no crescimento da base de usuários fornecendo o aparelho e o app de graça  e gerando pequenas receitas com as transações.

Lição: muitas vezes oferecer seu produto de graça pode ser uma passagem para a geração de grandes receitas.

Obs: vale a pena dar uma olhada no vídeo de apresentação do produto , muito interessante.

7)  Zappos.com – A empresa mais popular empresa de comércio de sapatos online possuía a premissa de foco nos clientes e o resto virá. Ela redefiniu o conceito de serviço ao consumidor.

Lição: Seja legal para seus clientes e eles serão legais para você.

8) BetterWorks – Website voltado a ter um espaço onde as empresas valorizariam os seus funcionários.

Obs: O site fechou, de acordo com o CEO na página principal do site, eles foram incapazes de sustentar o mercado grande o suficiente e fecharam as portas. De todo modo vale a lição apontada: Acredite nos seus funcionários, eles são o seu negócio.

9) Docstoc – Integra o mundo social aos documentos profissionais. Começou como um site de depósito e compartilhamento de arquivos, foi o primeiro a permitir que usuários vendessem seus documentos upados, encorajando os profissionais de negócio a participar e por fim, tendo um time de advogados e pessoas da área de negócios escrevendo conteúdos originais.

Lição: Modelos de receita não devem ser estáticos. Eles devem crescer junto com a empresa.

10) Better Place – Startup que pensa no futuro, ela pretende construir toda a infraestrutura de transporte para veículos elétricos. O veículo elétrico se dirigiria para uma das sedes da empresa e lá seria realizada a troca de bateria para o funcionamento do veículo, assim é o vídeo apresentado pela empresa.

Lição: ele nos ensina a visar os mercados futuros e desenvolver produtos que podem ser viáveis planos de negócio.

[Fim da matéria]

Trazendo para o contexto local temos relacionado à Startups  :

Startup Weekend aqui em Salvador, em agosto.

O que é a Startup Wekeend : (Link)
Pré-inscrição para o evento : (Link)

Salvador Startups: nova associação de empreendedores de salvador voltada a fomentação de novas ideias, parcerias e ação.
Canvas da associação: (Link). Página no Facebook: (Link)
Chamada para o primeiro encontro: (Link) . Já foi realizado um segundo encontro em (30/05).

Bahia Empreende: (Link)

O Bahia Empreende será um evento com foco no fomento à inovação, empreendedorismo e criação de startups na Bahia.

O público alvo são empreendedores, pessoas interessadas em empreender, investidores e todos interessados em melhorar o ecossistema de empreendedorismo e inovação na Bahia.

Por fim, sobre Empreendedorismo o professor e autor co-autor do conhecido livro The Startup Owne’s Manual,  Steve Blank, postou essa semana  um vídeo interessante sobre: Startup x Pequeno négocio.

Sobre Propriedade Intelectual do software a troca de acusações entre Microsoft e Nokia x Google ganhou repercussão.

Dando um feedback sobre as notícias do mês passado o INPI abriu para consulta pública o exame de patentes de software e a FVG juntamente com a  USP enviaram um documento deixando claro a posição contrária as mesmas.

O documento inicia apontando a ilegalidade da proposta do inpi. São feitas também críticas a como esta hoje especificado o procedimento, erros de concordância e como a documentação é confusa em alertar o que é patenteado pela instituição.

A posição contrária pode ser encontrada em várias partes do texto como durante a análise do cenário estadunidense:

” Dado o cenário que se desenha nos E.U.A., a expansão dos critérios de avaliação de patentes pelo
INPI para incluir as patentes de software no Brasil nos parece ser um retrocesso para a
indústria de software nacional.”

Por fim, sobre P.I. em geral, há uma matéria muito interessante falando sobre uma  série de produtos criados em 72h  por brasileiros , com a ajuda do INPI, virarão patentes.

Algumas delas:

Reducha – um novo conceito para aquecimento de água em chuveiros utiliza a bomba de calor, que transporta a energia disponível no ambiente para o banho e reduz o consumo de energia em até 80%.
Evergreen – sistema de drenagem feito com placas modulares de resinas poliméricas que, fixadas ao chão, são capazes de absorver até 50% mais água. É uma excelente solução para evitar enchentes.
Twin bags – sacos plásticos multipartidos e destacáveis que facilitam a separação do lixo orgânico dos materiais recicláveis. Assim, em uma única lixeira é possível ter dois compartimentos separados, identificados por cores diferentes, auxiliando a identificação para o sistema de coleta pública.
Adulteste – teste simples e rápido que avalia qualitativamente a gasolina e o percentual de álcool presente que servirá como indicador de adulteração de combustível.
B.O.A.T. – teste simples e rápido para pessoas leigas avaliarem a potabilidade da água em suas próprias casas. Esta inovação gera duas patentes: teste de água e a embalagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: