h1

Inovação e Empreendedorismo em nível mundial

agosto 10, 2012

2100 pessoas de diferentes regiões do mundo reunidas para discutir empreendedorismo, inovação e capacidade de realização. Esse é Encontro Mundial de Empresas Juniores ( Junior Enterprise World Conference  – JEWC ) que está acontecendo na linda cidade de Paraty no estado do Rio de Janeiro desde o dia 06 até 10 e que estou fazendo parte. Organizado pelas confederações Brasileira e Européia de empresas juniores, conta com empresas de 14 estados brasileiros e diversos países da europa, são estudantes das diversas instituições de ensino superior acredito com uma média de 21 anos integrantes das empresas juniores. Impressionante neste evento, marco nas história do movimento empresa junior é que diferente de outros  não é um hotel que hospeda o evento, mas sim a cidade, onde paraty passou a ser a “cidade Jewc”. São trinta pousadas espalhadas pela cidade hospedando todos os congressistas.

Foto de Paraty – onde acontece anualmente a famosa FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.

Salão principal do JEWC,

Um pouco mais sobre o evento é que ele está dividido em três pilares, três cores que representam desde a logo às palestras. São estes “evolua”, “empreenda”, “transforme”
a programação dividida um tema para cada dia de palestras segue esse roteiro. Acontecem palestras, rodadas de discussão, laboratório para empreendedorismo que estou
participando e palestras nacionais e internacionais que comovem o público de empresários juniores com palestras de liderança, atitude e boas iniciativas.

No dia do “empreenda”, mostraram como o empreendedorismo pode ser usado para mudar a realidade que vivemos e o que precisamos para empreender.
Pelo o que foi falado aqui, muito menos do que pensamos. Aqui encontrei muitas pessoas que já empreenderam e dão dicas agora, estão empreendendo, estão procurando alguém para investir e o mais comum: muitos querendo começar sua própria startup.

“Eu não tinha uma visão de empreendedorismo boa antes do movimento empresa júnior, no evento tem muita gente fazendo muita coisa e eu deveria estar neste meio também, eu realmente estava acomodado. O JEWC me fez ter uma noção de até onde eu posso chegar.” diz Wanderson da Optimus Jr. empresa de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal da Bahia, também representada no evento.

A área de TI da universidade federal da bahia está representada no evento pela Empresa Júnior de Informática UFBA Associação Civíl, a conhecida Infojr UFBA da qual faço parte. São 22 membros dos quais sete estão em paraty, divulgando produtos,procurando inovações,analisando tendências de mercado,
conseguindo contatos e convidando os empresários de TI e interessados a participarem da Semana de Computação da UFBA.

Eu, mais à direita, com alunos de empresas juniores da UFBA.

Hoje houve uma reunião de empresas de TI, trocou-se experiência, dicas, sugestões, dúvidas. Foi comentado da possibilidade de projetos em conjunto com outras empresas e discutida as diferenças de tecnologias utilizadas.

O evento programado para terminar dia 10/08  já deixa saudade, mas ao mesmo tempo motivação para transformar o Brasil.

Anúncios

One comment

  1. Massa! A após o evento ficaram não só as saudades, mas a vontade de trabalhar para transformar a nossa realidade!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: